XVI ENG

27 outubro 2008

O ENG – Encontro Nacional de Geógrafos – é, dentro da Geografia, o maior encontro que temos. Com 5 mil participantes ao total, incluindo inscritos e não inscritos, estudantes e professores reuniram-se para discutir um rumo em comum em São Paulo, durante o XV ENG . Reuniram-se para colocar, se é que ela já não estava, a AGB em movimento; apontar um caminho e deixá-la trilhá-lo, com suas próprias pernas, ou seja, com as nossas próprias pernas. Porque as nossas pernas? Porque somos nós mesmo que construímos a AGB, somos nós que pensamos e colocamos em prática o que discutimos, somos nós que compomos o corpo dessa associação. Coletivamente. Sem imperialismo, sem centralização, e sem personificação. E o ENG é o melhor espaço para isso, mesmo que ele não pare para nos dar mais tempo, nem mesmo na hora das plenárias.

Com certeza, a AGB não pode parar; isso talvez, mais do que nunca, tenha ficado evidente durante nossos dias na USP. E agora que já atravessamos a “selva de pedra”, e estamos, geógrafos do Brasil inteiro (bacharéis e licenciados, porque independente dessas titulações somos geógrafos, sim, e esse é um encontro de todos nós), indo rumo a Porto Alegre para a 16ª vez em que “nos encontraremos”. Após completarmos 30 anos de Gestão Coletiva, como Ruy Moreira não poderia ter explanado melhor, o que queremos? Uma Gestão Coletiva mais coletiva, mais andante? Um ENG mais ativo, mais direto? Ou menos, quem sabe?

Dentre outras coisas esse blog servirá para colocar à vista questões pertinentes da realização do próximo Encontro. Informes do andamento da construção do mesmo, locais de realização, inscrições... Enfim, assuntos gerais. Para dúvidas, há a possibilidade inclusive de recados dentro do próprio blog, assim como sugestões. Esperamos que esse espaço, como qualquer outro, também seja um espaço que não pára, nunca!

42 comentários:

Charles disse...

Pontal do Estaleiro:

A discussão começa na definição do Guaíba, como sendo rio, lago, estuário,... cada um tem sua descrição legal e permite ou não construções em suas margem, resguardando uma faixa de 30, 50, 100 metros, dependendo da definição.
Investidores estão interessadíssimos em mudar totalmente a paisagem das margem de nosso Belo Rio Guaiba. O que alguns milhões nos bolsos de pessoas certas não podem fazer né...
Acredito que a discussão do Potal do Estaleiro é um excelente tema para discussão no ENG. O que vocês acham?

Vânia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vânia disse...

Parabéns pela iniciativa do blog, o texto do Ruy é bastante reflexivo e independente da briga entre bacharéis e licenciados, como o mesmo colocou “somos geógrafos, sim, e esse é um encontro de todos nós”. Espero que cada dia mais pessoas percebam o que é a AGB e a sua importância e as que compõem cada seção local, entendam de fato, o que é coletividade e ajam. Que esse encontro não seja apenas um evento, mas um acontecimento.

Vânia Santos Figueiredo
1ªSecretária AGB – Campina Grande, PB.

Morena Canela disse...

gostaria de noticias sobre os trabalhos que tiveram problema na publicação

Morena Canela disse...

gostaria de saber dos trabalhos do último encontro que tiveram problema na publicação. quando a situação vai se resolver???????? daqui há pouco esse problema faz aniversário!!!!!

Rodrigo disse...

bacharéis e licenciados, porque Independente dessas titulações somos geógrafos, sim, e esse é um encontro de todos nós). Sou professor e licenciado quase nunca postei um comentário em um blog,mas como vivo em um país democrático e sei que o responsavel do blog não vai apagar meu comentário pois se trata de uma crítica democrática, não pude deixar de escrever ao que me deixa inqueto e pensativo. Por que em encontros da AGB os licenciados são considerados geógrafos?Será porque são maioria e podem AUMENTAR a arrecadação (o DINHEIRO)no evento?
Por que não mudar a Lei que institui apenas os bacharéis como geógrafos? Pois biólogos Licenciados ou não são biólogos!
E desculpe a sinceridade mas caros amigos de geografia licenciados reflitam e pensem...infelizmente tudo- quase - é política.
Professor Rodrigo

Brunno Cardoso disse...

E ai, datas, já temos algumas?

Marianina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marianina disse...

RODRIGO.......ADOREI...SE NÃO FOSSE A LICENCIATURA TODOS OS GEÓGRAFOS ESTAVAM VENDENDO SANDUÍCHES....CADA UM NO SEU QUADRADO POIS OS OBJETOS DE PESQUISA E ESTUDO E OS FINS SÃO DISTINTOS . PARA PENSAR...FACULADES PARTICULARES AQUI NO RIO DE JANEIRO QUE TEM O CURSO DE GEOGRAFIA ESTÃO OU FECHANDO O CURSO OU SUSPENDENDO O VESTIBULAR PELA FALTA DE PROCURA...DETALHE ATUALMENTE NA MEGA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA PREFEITURA DO RJ TEM UMA CARENCIA DE 800 PROFESSORES

Jonas Renato disse...

Tentarei expor alguns temas que poderão ser usados em mesas redondas, mini-cursos ...
1-Crise econômica global e Geografia.
2-Fronteiras geográficas e população( caso da implantação da UNILA em Foz do Iguaçu-PR).
3-UGI(União Geográfica Internacional) e a participação Brasileira.
enfim temas a serem estudados...

rafael disse...

eu queria entrar em contato com a comissão organizadora do evento.
pra poder organizar direto a nossa caravana pra Porto Alegre.
queria saber se ja existem valores estipulados para inscrição, envios de trabalhos, etc.
quem estiver com essa informação eu deixo aqui meu e-mail e desde ja agradeço as informações.
rafaelfcastro@yahoo.com.br

Vânia disse...

Espero que a partir deste ENG o debate avance e siga em torno do que realmente une os geógrafos(lincenciados e bacharéis)a GEOGRAFIA, deixando claro que existem as especificidades técnicas para cada categoria, onde o licenciado possa assumir a função de um bacharel depois de adquirir os conhecimentos técnicos para tanto, sendo uma proposta recíproca para os bacharéis em relação a licenciatura.
Vânia Santos Figueiredo
AGB - Campina Grande.

Paty0.0 disse...

alguem possui informações sobre os alojamentos?? se serão mesmo na faculdade]
bjos
grata

Anderson Belem disse...

o famoso DISCURSO da "gestão coletiva", a mesma da CONEG?? tomara que não pois aquilo de coletivo só tem o nome! ou o que ocorreu no ENEG de Porto Velho e no que não houve em Curitiba pode ser chamado de "CONSTRUÇÃO COLETIVA"???
Piada de péssimo gosto, espero que o ENG dos sul-riograndenses seja minimamente organizado.

P.S. queria ver a brigada do limpa bosta com nossos ilustres doutores! queira ver a Coneg discutir isso com eles! hahahaha...

Lele disse...

Gostaria de saber quando as inscrições estarão abertas e quais são as linhas de pesquisa para publicação de trabalhos, acadêmicos podem publicar? Gostaria de mais informações.

Karol Gama disse...

GOSTARIA DE SABER QUANDO VAI SER ABERTA O ENVIO DE TRABALHOS... GRATA KAROL GAMA UEFS

IURI disse...

SOU DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA (UECE)E GOSTARIA DE APRESENTAR UM TRABALHO NO ENCONTRO.COMO DEVO PROCEDER??

CAGEO - UFMA disse...

Quando começará as inscriçoes

William Rocha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
William Rocha disse...

Pessoal, no meio deste mês acontecerá a RGC, Reunião da Gestão Coletiva da AGB, a qual vão se definir os prazos de inscrição, preços, envio de resumos de trabalhos, divulgação do site do evento entre outras questões.
A idéia é até o final do ano todas essas informações já estarem disponíveis.

Análise Geográfica disse...

Como faço a inscrição??????

Ricardo Santos de Almeida disse...

Sobre as inscrições, valores e prazos, quando irão informar, já quero garantir tudo. Inclusive para apresentações de trabalhos. Informações sobre hospedagem, etc.

prof. Alberto disse...

Gostaria de saber se alguém sabe as normas para a publicação de artigos científicos para o ENG 2010, bem como suas datas limites. Também como se inscrever no encontro. Abços a todos.

William Rocha disse...

Os detalhes sobre prazos e normas de envio de trabalhos, valor de inscrições, alojamentos entre outros foram discutidos e aprovados na Última RGC no Rio de Janeiro com a presença de várias seções locais.

Ficou definido também a construção do site oficial do evento, o qual esta sendo construído e possivelmente estará pronto antes da virada do ano, não estão sendo medidos esforços para isso.

Conforme o site ficar pronto, nele estará contida todas essas informações, fiquem tranquilos.

Posso adiantar a vocês que o envio de resumos terá como data limite dia 28/03 e os valores de inscrição serão os mesmos que do último ENG em São Paulo e também que os alojamentos não serão cobrados

lucas disse...

somos alunos da Ufsm e queremos informacoes sobre locais para alojamentos

nay disse...

Oi sou aluna do curso de Geografia da Universidade Aberta do Brasil - UAB em Redenção-Pa. Minha turma está com muita vontade de participar desse encontro em Porto Alegre mais precisamos que a comissão desse evento envie para nós informações antecipado para que possamos nos inscrever e participar. Só sabemos que será em julho.

Júnior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Júnior disse...

olá!
me chamo Afonso Júnior e sou de São Luís - MA.
eu e outros amigos estamos indo participar do eng 2010,
só que acho que o alojamento será disponibilizado pelo evento
somente nos 7 dias do mesmo.

iremos de avião, mas a promoção das passagens aéreas só é válida se ficarmos
no mínimo 10 dias em porto alegre... enfim... gostaria de saber se tem alguém aí
em porto alegre que possa nos hospedar em suas casas, repúblicas, ou apartamentos e
etc, por três dias por uma taxa/valor bem em conta, é só a hospedagem mesmo e
e não necessáriamente é preciso que todos fiquem na mesma residencia. podemos ficar dois em uma residencia, três em outra, um em outra etc... somos entorno de 15 pessoas entre homens e mulheres.

contato pelo meu email: afonso.jr1@hotmail.com

GeoBlog. Conectando você ao mundo disse...

Caríssimos
Eu gostaria de saber quais serao os espacos para discussão da profissao Geografo no maior evento desta instituição representativa que e a AGB. Pessoal, nao da para tapar o sol com a peneira e considerar que licenciados e Bachareis tem as mesmas prerrogativas profissionais. Os licenciados podem reclamar de baixos salarios, talvez, mas os bachareis estao tendo o SERÍSSIMO problema de nao terem sua profissão devidamente reconhecida pelo CREA e nos concuros, como este ultimo da PETROBRAS, por exemplo.
Pessoal, a divisao ja foi feita e, o que precisamos agora e um aprofundamento da formacao tecnica das duas formacoes: Educacional para o licenciado e Operacional para o Bacharel (calculos como nas Engenharias, Agronomia, Geologia e outros bacharelados, como o da Biologia e Ecologia, p. ex). Tenho trabalhado com geólogos, geotecnicos e ecologos e a diferenca operacional da formacao deles para a nossa e um verdadeiro abismo.
Espero contribuir com o debate.
Rogerio.

Júnior disse...

Quando é que o site do ENG 2010 vai estar pronto e disponível para a realização das inscrições? Já tá na hora!!!

Thiago disse...

eu sou calouro em geografia, mas gostaria muito de conhecer esses encontros geográficos.. tenho apenas 17 anos, mas muito ancioso para conhecer. Sou de Teresina-Piauí.
Abraço a todos.

prof. Alberto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
prof. Alberto disse...

Finalmente o site ficou pronto, mas ainda deixa muito a desejar. Ainda não consigo realizar a inscrição nem enviar trabalho. Não tem sequer um link que redirecione para a ficha de inscrição. Até quando devo esperar?

Sofiabono disse...

O site ainda não tem o que é fundamental: o nome dos participantes da mesa, o lingue para a inscrição e o envio de trabalho. eu tenho outras questões,mais sem esses elementos importantes é complicadao

Murilo disse...

Pois é gente, o site está pronto mas também estou esperando aparecer neste site algum link para inscrição, alguém tem alguma informação sobre isto?
Valeu e abração a todos!

geografando disse...

O site já está funcionando por completo, incluindo o envio de trabalhos e geração dos boletos

GabyiAnabela disse...

E quanto ao alojamento. Como funcionará? Grata.

tony disse...

Como faço para me inscrever?

Jozeane disse...

Olá, saudações geográficas
Sou da Bahia, e eustou planejando participar do evento e apresentar trabalho. Gostaria de saber se é preciso pagar a inscrição para que o trabalho seja avaliado e aceito? pois penso em pagar a inscrição apenas quando estiver confirmada a minha viagem e trabalho aprovado. è inviável para mim pagar incrição antecipadamente(além de deficuldade financeira no momento).
Aguardo esclarecimentos.

Um forte abraço.

brunamariana disse...

gente, talvez pareça meio secundário, mas visto que o encontro será no Rio Grande do Sul e vão pessoas de tds os cantos do país acostumadas aos mais diversos tipos de clima... vai rolar banho quente?

beijus!!!

ERIVALDO DE LIMA disse...

Preciso urgentemente da resposta quando ao envio do meu resumo.Não consta na relação dos EDPs. Já envie dois e-mails, solicitando, tenho que ainda requerer as minhas despesas com a viagem..
Por favor, tenham mais agilidade nas nossas solicitações...

Cicero Erivaldo

maria mirtes disse...

Olá Pessoal!! Como encontar na internet os Trabalhos publicados no ENG 2010? Aguardo resposta. Mirtes Cortinhas - UFOPA/Santarém/Pará