Colegas,
A 2ª circular esclarece muitas das dúvidas postadas aqui no blog.
2ª Circular
XVI ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS
25 A 31 DE JULHO DE 2010
PORTO ALEGRE
“Crise, Práxis e Autonomia: Espaços de Resistência e de Esperanças”
Para desenvolver esta TEMÁTICA estamos propondo as seguintes áreas gerais e eixos temáticos:
As áreas constituem as diretrizes para a produção de trabalhos em EDPs.
ÁREAS GERAIS
Cidade/Urbano
Campo/Rural
Pensamento Geográfico
Natureza/Meio Ambiente
Educação
Os Eixos Temáticos constituem diretrizes para a formação das Mesas e dos ESCs
EIXOS TEMÁTICOS
1. Formação e experiência: a Práxis dos Geógrafos;
2. Escalas da crise: fragmentação e totalidade;
3. Autonomia da Geografia e Geografias das subversões;
4. Espaços de resistências e de insurreições;
5. Linguagens, representações, tecnologias e resistências;
6. A educação como instrumento de autonomia e liberdade;
7. Dinâmicas da natureza, processos de apropriação e suas contradições;
EDPs – ESPAÇOS DE DIÁLOGO E PRÁTICAS
Esta atividade contempla a apresentação de trabalhos (pesquisa em andamento, concluídos e relatos de experiências), dentro dos eixos temáticos e áreas do evento. Nela, tanto os apresentadores, como os participantes sem trabalhos inscritos têm a oportunidade de discutir, apresentar experiências e trocar informações. Cada autor poderá apresentar apenas 01 trabalho e deverá ter 75% de freqüência no seu EDP, sendo que a carga horária é de 16 horas.
Normas para envio dos resumos dos EDPs:
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, Máximo 2 páginas (6.000 caracteres com espaço). Margem superior e inferior 2,5cm, direita e esquerda 3,0cm. O resumo deverá ser elaborado sem parágrafo e em corpo único (deverá abordar introdução, Objetivos, Metodologias, Resultados preliminares). Indicação do estágio da pesquisa. Nome dos autores no inicio da página e a direita, linha abaixo a indicação complementares: instituição, e-mail... Título centralizado.
Normas para envio dos trabalhos completos dos EDPs:
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, entre linhas 1,5 linha, máximo de 10 páginas. Margem superior e inferior 2,5cm, direita e esquerda 3,0cm. Deverá conter: introdução, Objetivos, Metodologias, Resultados preliminares e bibliografia segundo a ABNT. Indicação do estágio da pesquisa. Nome dos autores no início da página e a direita, linha abaixo a indicação complementares: instituição, e-mail. Título centralizado. Cada capítulo, em caixa alta, seguido de um espaço.
Calendário para os EDPs:
Envio de Resumos:
até 28 de Março de 2010
Divulgação da listagem dos trabalhos inscritos:
02 de Abril de 2010
Reclamações de trabalhos não apresentados na listagem:
12 de Abril de 2010
Resultado pela comissão científica:
até 23 de Maio de 2010
Envio do trabalho completo:
Até 13 de Junho de 2010
Divulgação dos trabalhos por sala:
13 de Junho de 2010
ESCs - ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO DE COLETIVOS
Esta atividade tem o caráter de fortalecer a discussão de coletivos que não necessariamente se constituem enquanto grupos relacionados a algum órgão de fomento à pesquisa. Os ESCs incluem também as Comunicações Coordenadas, como um espaço para aprofundar as discussões propostas pelos grupos científicos. Esse espaço estará aberto aos grupos constituídos por movimentos sociais, ambientais, culturais e políticos que queiram socializar suas pautas de luta, sonhos ou reivindicações. A idéia é que grupos acadêmicos e não acadêmicos possam socializar suas discussões com todos os congressistas. Os trabalhos inscritos como comunicação coordenada serão examinados pela comissão científica do evento. Embora sejam livres as inscrições a qualquer movimento, agrupamento ou coletivo de pessoas, as inscrições estarão limitadas aos espaços disponíveis, logo, serão encaminhadas por ordem de inscrição antecipada e durante o evento. Estão previstas para 2 dias com carga horária de até 4 horas. Cada autor poderá apresentar apenas 01 proposta por grupo.
Normas para apresentação da proposta dos ESCs
Máximo de 5 páginas, fonte: Times New Roman, tamanho 12, entre linhas 1,5 linha, margem superior e inferior 2,5cm, direita e esquerda 3,0cm. A proposta deverá ser elaborada contendo resumo (até 500 caracteres) introdução, objetivos, metodologias, bibliografia. Nome dos coordenadores no início da página e a direita, linha abaixo a indicação complementares: instituição, e-mail. Título centralizado.
Indicação do material necessário.
Calendário para os ESCs:
Envio de propostas antecipadas:
até 28 de Março de 2010
(garantindo um espaço para realização).
Divulgação da listagem das propostas:
02 de Abril de 2010
Reclamação das propostas não apresentados na listagem:
12 de Abril de 2010
Divulgação das propostas por sala:
13 de Junho de 2010
A inscrição da atividade poderá ser realizada durante do evento, porém as propostas realizadas após a primeira data estarão sujeitas a existência de salas disponíveis.
GTs – GRUPOS DE TRABALHOS
O GT (Grupo de Trabalho) pretende agregar geógrafos (estudantes, professores e técnicos) sendo aberto para não geógrafos, cujo objetivo principal é repensar ações e intervenções na sociedade. Visam fortalecer o trabalho permanente e atuação política das Seções Locais da AGB, debates e as atitudes demandadas pela sociedade, incentivando e promovendo a manifestação coletiva, que expressa os entendimentos e encaminhamentos dos agebeanos e agebeanas, sobre as grandes questões da sociedade. Os Grupos de Trabalho - GTs a serem propostos devem ser resultados de acúmulos de discussões, ações e intervenções, de cada Seção Local, em caráter local e/ou regional e/ou nacional. As inscrições dos GTs serão realizadas pelas Seções Locais. Cada seção poderá propor GTs de acordo com suas demandas, desde que aprovados em suas respectivas assembléias. Na ausência de GTs que não atendam a demanda de seus associados, estes poderão os propor através de outras seções locais. Os coordenadores indicados deverão ser associados da AGB. Os GTs são formados por quantos membros queiram participar da temática afim, considerando o nível de envolvimento de cada associado com o compromisso das mudanças do espaço social. Todos os GTs enviados pelas locais deverão ser aprovados em RGC. Os participantes dos GTs deverão apresentar Relatório Final de suas atividades na plenária final do XVI ENG indicando as propostas de ações a serem avaliadas e aprovadas na Plenária Final. Na Plenária Final serão eleitas as Comissões de Trabalho indicadas por cada GT. Os participantes de cada GT deverão após o XVI ENG participar de uma lista de discussão criada pela DEN que funcionará de forma articulada com as Comissões de Trabalho e a DEN.
Normas para apresentação das propostas:
Máximo de 5 páginas, fonte: Times New Roman, tamanho 12, entre linhas 1,5 linha, margem superior e inferior 2,5cm, direita e esquerda 3,0cm. A proposta deverá ser elaborada contendo resumo (até 500 caracteres) introdução, objetivos, metodologias, bibliografia. Nome dos coordenadores no inicio da página e a direita, linha abaixo a indicação complementares: Seção local, e-mail... Título centralizado. Indicação do material necessário.
Calendário para os GTs:
Envio de propostas:
até 13 de Junho de 2010
Divulgação da listagem das propostas inscritas:
15 de Junho de 2010
Reclamação de propostas não apresentados na listagem:
até 25 de Junho de 2010
Divulgação dos trabalhos por sala:
no evento
OFICINAS
As oficinas são espaços onde são oferecidas atividades práticas que proporcionam novos conhecimentos e vivências, e o contato com os mais diversos profissionais da geografia. Poderão se inscrever nesta atividade pessoas que apresentarem propostas de atividades para serem desenvolvidas em 3 horas e meia. Devem estar englobadas em uma das áreas gerais do evento.
Normas para apresentação das propostas:
Máximo de 5 páginas, fonte: Times New Roman, tamanho 12, entre linhas 1,5 linha, margem superior e inferior 2,5cm, direita e esquerda 3,0cm. A proposta deverá ser elaborada contendo resumo (até 500 caracteres) introdução, objetivos, metodologias, bibliografia. Nome dos coordenadores no inicio da página e a direita, linha abaixo a indicação complementares: Seção local, e-mail. Título centralizado. Indicação do material necessário.
Calendário para as OFICINAS:
Envio de propostas:
até 13 de Maio de 2010
Divulgação da listagem das propostas inscritas:
20 de Maio de 2010
Reclamação propostas não apresentados na listagem:
até 25 de Maio 2010
Confirmação da oficina:
até 25 de Junho de 2010
Divulgação dos trabalhos por sala:
no evento
VALORES PARA INSCRIÇÃO
Para inscrição de trabalhos e propostas de atividades no evento as pessoas deverão fazer a inscrição on-line, pagamento da inscrição e filiação (quando associado) na sua seção local.
18 comentários:
Mas qual é o valor da inscrição????
http://eng-2010.blogspot.com/2009/12/prazos-inscricoes-e-valores.html
Sugiro a criação de modelos para a padronização dos trabalhos e propostas a serem enviados, isso porque fica muito ambiguo algumas coisas nas instruções, como: "Indicação do estágio da pesquisa." isso antes junto ao título ou depois dos nomes? depois dos resultados?
" Nome dos autores no início da página e a direita, linha abaixo a indicação complementares: instituição, e-mail." linha abaixo de cada nome, ou de todos os nomes? etc.
Tá, mas qual é o site do evento? quando é que ele vai entrar no ar pra a gente poder fazer as inscrições?
o site do evento logo estará no ar, o banco demorou para enviar o sistema de geração de boletos.
Quanto aos trabalhos: acho que tu dispçoe de certa liberdade para apresentar teu texto. A cada autor tu coloca os dados abaixo.
Mais uma dúvida, quanto as figuras existe alguma recomendação? Podemos colocar mapas e fotos coloridas mesmo ou existe necessidade de utilizar tons de cinza?
valeu!!
Gostaria de saber qual o limete de pessoas por trabalho já que tenho um que foi feito com mais 3 pessoas?
Olá, gostaria de saber a respeito do limite de pessoas por trabalho? Quantas pessoas são permitidas por trabalho, existe esse limite me relação ao regulamento do encontro?
Queria saber também para qual endereço devemos mandar o resumo do trabalho e o trabalho em si?
Obrigado.
Gostaria também de mais informações acerca do envio de trabalhos. Qual a quantidade máxima permitida?
Gostaria de saber se os trabalhos podem ter mais de um autor.
Ainda to preocupada com o site que não está no ar... segundo vcs colocaram aqui no blog as inscrições de trabalho só serão até o dia 28/03, quer dizer.. temos pouco mais de um mês pra enviar e ainda nada do site...
Talita, o site já esta no ar, é o http://www.agb.org.br/xvieng/index.php
Já tem disponiveis todas as normas de envio de trabalhos, datas e etc, só faltam os ultimos ajustes no sistema para envio dos trabalhos, o qual até o final do mes, segundo quem esta desenvolvendo o site, já vai estar disponivel.
Com isso, todos já podem organizar e escrever seus resumos e assim que o sistema estiver ativo é só enviar
Gostaria d saber o verdadeiro prazo pra envio dos resumos, pq aki tem até dia 28/03 e no site: http://www.agb.org.br/xvieng/index.php?option=com_content&view=article&id=13&Itemid=9 o prazo é até dia 13/06?
Valeu!!!
Galera da comissão esta beleza.Agora só falta o local para enviar nossos trabalhos e fazer nossa inscrições. Paz e felicidades?!
José,
o Prazo de envio de trabalhos é realmente 28/3.
Sobre os trabalhos:
Olhem o tópico "dúvidas sobre EDPS", espero que lá estejam respondidas. Caso não estejam postem de novo.
Olá! Trabalho com transporte cicloviário, propondo uma alternativa de transporte na busca por cidades sustentáveis. Não vi onde posso me encaixar nas áreas temáticas...Me ajudem...
Valeu!
Eu preciso de ajuda. A minha inscrição foi errada e não há como alterar. Devo fazer outra inscrição? O meu resumo não foi completo.
Eu preciso da resposta o mais rápido possível.
Saudações Geográficas!
Obrigada.
Postar um comentário