Das decisões da 2ª RGC Extraordinária do XVI ENG:

04 janeiro 2010

a) MESAS: TÍTULOS E EMENTAS
A RGC ocorrida nos dias 12 e 13 de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro, após intenso trabalho definiu os títulos das 21 mesas do XVI ENG, a partir das 75 mesas propostas pelas seções locais e por indicações individuais.
Os delegados e demais associados presentes consideraram todos os 75 títulos indicados de alto valor, mas, sendo obrigad@s a fechar apenas 21 mesas, foram feitas discussões buscando agregar as propostas dos títulos e das ementas.
Agora que estão definidas as 21 mesas, a DEN está enviando às seções locais e para a Comissão Científica os resultados para que, a partir desses, a CC discuta e elabore as ementas das mesas, até o dia 15 de janeiro. Essas ementas serão disponibilizadas para as seções locais para que as mesmas, em suas Assembléias, possam indicar nomes de palestrantes e coordenadores para comporem as mesas.
Até o dia 8 de fevereiro, as locais e membros da CC deverão propor e discutir nomes possíveis para a participação nas Mesas.
Lembrando que deverão também indicar nomes para as Conferencia de abertura e de encerramento (dois palestrantes para a Conferência de abertura e um para de encerramento).
Os nomes dos palestrantes serão aprovados nas assembléias e enviados para a RGC de Recife que será realizada nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro de 2010 para a votação final.

b) CRITÉRIOS PARA AS INDICAÇÕES DAS MESAS
As mesas deverão ser compostas por DOIS PALESTRANTES e um COORDENADOR.
Ao indicarem as proposições de nomes, as locais deverão levar em conta critérios como a qualificação do debatedor quanto ao tema e o engajamento do debatedor em relação a AGB. Este critério deve ser considerado como orientador das definições, embora não de maneira absoluta, pois poderão ser convidados debatedores de outras áreas do conhecimento.
Deve-se também ter como critério indicar nomes que possam estabelecer contrapontos entre as formas de pensar a temática em discussão.
As seções locais devem comunicar no interseções as indicações de nomes para comporem as mesas.
Cada local poderá propor duas indicações de nomes para os palestrantes e uma indicação de coordenador, por mesa.
Ao coordenador caberá mediar os debates e apresentar a síntese da discussão no final das falas para encaminhar o debate. Devendo essa síntese no final da execução da mesa ser entregue à organização do ENG.
Se possível, devem ser indicados palestrantes que possam colaborar com os EDPs e outras atividades do ENG.
Os nomes indicados para comporem as mesas, no caso de serem geógrafos, obrigatoriamente devem estar associados, ou vir a associar-se, junto a alguma das seções. Sugere-se que todos devam pagar as suas inscrições no ENG.
Cada palestrante só poderá participar de uma mesa.
Os coordenadores das mesas também serão indicados pelas seções locais, e na sua indicação devem ser considerados os critérios de militância e qualificação em relação ao tema da mesa (os custos dos coordenadores não serão pagos pelo ENG).
Conforme a RGC do Rio de Janeiro a AGB só deverá assumir os custos da passagem e hospedagem dos palestrantes. Entretanto fica a critério de cada palestrante a liberdade de assumir a sua passagem e ou hospedagem.

Participe dessa discussão na sua seção local.

8 comentários:

Eder disse...

Primeiro gostaria de parabenizar os organizadores do evento, pois estou acompanhando as diescursões dese o começo.
Além disso gostaria de deixar minha página a disposição para qualquer divulgação do evento assim como para ouutras utilidades. Acredito na construção coletiva, desde que todos façam sua parte.
EDER LIRA
VITÓRIA-ES

Tânia Regina Braga disse...

Por gentileza, gostaria de saber o período de inscrições

Emanuelle Oliveira disse...

olá!! Gostaria de saber o período de envio dos trabalhos a ser apresentados e eixos temáticos.

Bruno Angelim disse...

Eu também queria saber quais serão os eixos temáticos para poder enviar o meu resumo.
Belém - Pará

Tânia Regina Braga disse...

Certamente a 2ª circular esclarece muita coisa, porém, ainda há ausências significativas e falta de informação. Por exemplo: são definidas modalidades e normas para apresentação de trabalhos, sem contudo, serem indicados endereços para onde possamos mandá-los. Também falta o n.º da conta corrente, agência e banco para pagamento da inscrição.

Sofiabono disse...

gostariamos de saber, se é necessáriamente um participante com história na AGB ter preferência as mesas. ou não contar o peso teórico de cada um, cima de tudo?é se esses agentes antigo da AGB forem aqueles que atrasou a AGB. Esse blog, diz que a agb de um tempo para cá teve em clise. Devemos tomar cuidado, que as mesas, seja o novo velho, em vez de mudança.

geografando disse...

Logo teremos a 3a circular com os componentes das mesas

jessi disse...

Como faço para pegar o boleto para pagar minha inscrição??