Alojamentos

04 janeiro 2010

Uma das grandes mudanças para esse ENG é que os alojamentos passaram e ser uma política do evento, ou seja, é uma das partes do evento, como já ocorre no ENEG - Encontro Nacional de Estudantes de Geografia, e em exemplo mais recente, no EREGEO-SUL - Encontro Regional Estudantes de Geografia, merecendo destaque a grande construção coletiva, principalmente no que se refere aos espaços dispostos para alojamentos. Estamos trabalhando para dispor um número de alojamentos adequado à demanda. Já contamos com uma escola, disponível para 500 pessoas. Estamos trabalhando com mais outos locais.
Por se tratar de uma política do evento, o encontrista que solicitá-lo(junto à inscrição do evento), também será responsável pelo mesmo, zelando pela estrutura disponível e atentando-se para os direitos de usos coletivos. Há a necessidade de não só reivindicarmos espaços a serem apropriados pelos participantes do XVI ENG mas também de os preservarmos, cuidar para que em outras ocasiões estes espaços possam ser disponibilizados para outros eventos e atividades. E o mais importante: este compromisso é dos participantes do Encontro, compromisso com o espaço. Ou ficaremos apenas discutindo o arcabouço teorico-metodológico sem nos determos ao espaço que produzimos no nosso encontro?
Participe dessa discussão. Promova este debate nas suas locais e universidades.

24 comentários:

PALMAS. POR ENTRE SUA HISTÓRIA E RUAS disse...

Bom Dia

Gostaria de receber o cartaz do ENG 2010. Av. Paraguay s/n, esquina com a Rua Uxiramas, Setor Cimba, Araguaína-Tocantins. Cep: 77.800.000
Fone (63)21122220


Grato

Eliseu Pereira de Brito
Coordenador do Curso de Geografia
Universidade Federal do Tocantins

Jose disse...

fique com duvida,sou estudante da UFMT,como posso querer um vaga nesses alojamentos,ja que moro longe? grato

geografando disse...

As vagas nos alojamentos serão disponibilizadas no momento em que te inscreveres no evento.

Anderson Belem disse...

Engraçado, quando tentaram pegar escolas para servir de alojamento ao ENEG de 2009 (em Curitiba) houve repúdio total!!!!

mas agora pode?

legal! isso ae! jóinha! 10!!!!!!!

William Rocha disse...

Anderson, a diferença está que o alojamento é parte da politica do encontro do ENEG, faz parte do encontro que é de estudantes, diferentemente do ENG que é encontro tanto de estudantes como de profissionais da Geografia e é só a partir desse encontro que começa a fazer parte de sua politica a disponibilidade de alojamentos gratuítos, e tomara que siga sendo para os futuros ENG's

Angelica disse...

Bom Dia,

Gostaria de saber a possibilidade de hospedar um grupo de 40 pessoas que irão de Uberlândia-MG no alojamento.
Cada um ao se inscrever faz a opção por hospedagem ou é possível fazer reserva para o grupo.

A localização do evento é em qual campus da UFRGS?

bilau disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana disse...

Boa tarde, no campus onde ocorrerá o evento não há quadra poliesportiva? É que sabemos que há grande possibilidade de estar bem frio por Porto Alegre, mas poderiam disponibilizar a quadra para quem quiser ficar em camping... Afinal em 2008 estava frio em SP e mesmo assim o pessoal ocupou os bosques da usp mesmo contra a vontade da reitoria. Onde há quadra há vestiário e essas coisas.. daí talvez fosse mais uma opção de alojamento/camping.. gostaria que pensassem nesta possibilidade.

William Rocha disse...

Bom, o Campus da UFRGS onde vão acontecer as atividades do ENG será o Central, que fica lozalizado bem no Centrão de POA, com perdão a redundância.
É um campus com prédios verticais e um colado no outro, nele não tem nenhum ginásio, vestiário ou coisas do gênero, já que a Educação física fica em outro campus e até foi tentado seu espaço junto ao instituto responsável para alojamento, porém o pedido foi negado, por isso está sendo providenciado escolas para que as salas de aula dessas sirvam de alojamento.
Quanto ao frio, é outra preocupação nossa por aqui, pois geralmente nessa época do ano o frio é bem intenso, sendo comum estar em uma temperatura média entre 5° a 10° durante a noite.

Elizabeth disse...

Sugestão!!! em relação ao alojamento porque não fazem o mesmo que ano passado no ENPEG, alojar no CPOR?? Olha deu muito certo pagamos uma taxa ínfima e os resultados foram ótimos porque o alojamento é ótimo e não fica tão longe do campus central da UFRGS. Pode ser uma solução, visto que a maior preocupação é em relação ao alojamento. Levem em consideração que a maioria não tem dinheiro para pagar hospedagem em hotel sei que não é ENEG onde só tem estudante duro mais também queremos participar!!!

William Rocha disse...

Elisabeth, o pessoal de POA esta em tratativa com o pessoal do exercito para conseguir aquele espaço para alojamento, sem custo algum. Porém lá acho que comportam no máximo 150 pessoas só, é preciso ter bem mais locais para alojamento, por isso a tratativa com as escolas.

Alías, também fiquei alojado lá no CPOR durante o ENPEG e descobrimos com o pessoal do exercito que aquele local foi cedido sem custos e desconheciam do fato da organização estar cobrando para nós nos alojarmos lá. Sendo assim o pessoal da organização não deveria ter cobrado os R$ 10,00 de cada um, mas enfim.

P.S. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
P.S. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Talita disse...

Como o encontro acontecerá no frio, precisamos pensar também nos banhos! Já que geralmente nos alojamentos os chuveiros são gelados!
Pq em alguns lugares há alternativas, por exemplo no RJ, há banheiros nos calçadões que permitem tomar um banho legal por um preço bem pequeno, será que aí há alguma opção?
Há algum camping perto do campus?
Obrigada!
Talita Geo-USP

angelo disse...

Há algum camping perto do campus?
e a questão do alojamento na escola,assim que confirmar minha inscrição como irei proceder..por favor me envia um contato o quanto antes.
grato

Wilma disse...

Bem...sou estudante e moro na Paraíba, então com certeza vou optar pelo alojamento. Gostaria de saber se vai haver critérios para a escolha do pessoal que vai ser instalado nesses alojamentos e quais são.

Aguardo resposta...desde já fico grata.

geografando disse...

- Os critérios ainda estão sendo discutidos. Mas tentaremos deixar os integrantes de cada delegação juntos.
- Sim, chuveiros serão quentes!!! (outra possibilidade é inviável).
- O Campus Central da UFRGS fica próximo ao centro (ao lado), não existem campings próximos (são bem longinhos inclusive). Porém, em alguns locais disponíveis para os alojamentos será possível acampar (dentro de sala de aula não poderá). Realmente estamos nos preocupando com a infra-estrutura disponível para alojamentos, por exemplo, em oferecer um número adequado de banheiros e chuveiros aos encontristas ou que os alojamentos possam ser acessados a pé ou somente com um ônibus (a passagem em Porto Alegre custa R$ 2,45).

MARCELO AUGUSTO ROCHA disse...

Só para confirmar então (Geografando), a possibilidade de disponibilização dos alojamentos só terá inicio, no site, depois que sair a lista de trabalhos selecionados?
É que enviei o resumo ontem e ainda não havia essa opção no site.

J.Jr disse...

Sou de Fortaleza (UECE) e me inscrevi hj, mas não vi opção quanto à solicitação de Alojamentos...
Outra dúvida: poderemos ficar no alojamento a partir do sábado ou do domingo?
É pq devido a uma promoção de vôo, chegarei na quarta!!!

amanda disse...

Boa tarde. Os alojamentos tem mobília básica [cama, colchão, e banheiro] ou são apenas espaços livres para nós estudantes "acamparmos" ??

E os alojamentos são individuais ou teremos que dividir com outras pessoas ?? E se for dividir, tem como escolher com quem ??

O local do refeittório é perto dos alojamentos ??

Obrigada =)

William Rocha disse...

Amanda, os alojamentos não tem mobilia, vão ser salas e espaços para acampamento.
Estamos tentando que todos alojamentos sejam próximos ao evento e respectivamente ao RU, porém se não for possível, terão de no máximo pegar 1 ônibus para se deslocarem.
A disponibilidade dos alojamentos provavelmente sejam somente a partir de domingo, porém se tentará que algum desses espaços sejam disponibilizados antes para aqueles que por ventura chegarem antes.

Em breve no site será disponibilizado um campo para solicitação de alojamentos

Luciano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciano disse...

Sou estudante da UFG-CAC, e gostaria de saber como serão disponibilizadas as vagas do alojamento, so apos a inscrição ou poderâo ser disponibilizadas antes?

Obrigado.

Anônimo disse...

Estou com dúvidas acerca do envio do trabalho completo; no envio do resumo enviei também em anexo, o que deveria ser feito apenas com o trabalho completo. O que devo fazer agora? aguardo informações;

Ricardo