Dúvidas sobre os EDPs

28 fevereiro 2010

Várias dúvidas tem surgido sobre o envio de trabalhos, principalmente quanto ao número de autores.

Os EDPs – Espaços de Diálogo e Práticas – contemplam a apresentação de trabalhos (pesquisa em andamento, concluídos e relatos de experiências), dentro dos eixos temáticos e áreas do evento. Nela, tanto os apresentadores, como os participantes sem trabalhos inscritos têm a oportunidade de discutir, apresentar experiências e trocar informações. Cada autor poderá apresentar apenas 01 trabalho e deverá ter 75% de freqüência no seu EDP, sendo que a carga horária é de 16 horas.

Normas para os trabalhos

Resumo: deverá ser descarregado no formulário padrão na área de inscrição no sítio do evento. Poderá conter até 2000 palavras e deverá ser elaborado sem parágrafo e em corpo único (deverá abordar introdução, Objetivos, Metodologias, Resultados preliminares). Indicação do estágio da pesquisa. Nome dos autores e/ou co-autores no inicio da página, linha abaixo as indicações complementares: instituição, e-mail... Título centralizado.
Trabalho completo:
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, entre linhas 1,5 linha, Máximo 10 páginas. Margem superior e inferior 2,5cm, direita e esquerda 3,0cm. Deverá conter: introdução, Objetivos, Metodologias, Resultados preliminares e bibliografia segundo a ABNT. Indicação do estágio da pesquisa. Nome dos autores no início da página e a direita, linha abaixo a indicação complementares: instituição, e-mail... Título centralizado. Cada capítulo em caixa alta, seguido de um espaço.

Calendário:

Envio de Resumos: até 28 de Março de 2010
Divulgação da listagem dos trabalhos inscritos: 02 de Abril de 2010
Reclamação de trabalhos não apresentados na listagem: 12 de Abril de 2010
Resultado pela comissão cientifica: até 23 de Maio de 2010
Envio do trabalho completo: até 13 de Junho de 2010
Divulgação dos trabalhos por sala: 13 de Junho de 2010

Relembrando:
Cada autor pode enviar UM trabalho como autor e OUTRO como co-autor, apenas, mas não há limite de autores em cada trabalhos. Quando se tratar de grupos de pesquisas, deverá ser indicado como autor o grupo e, em nota de rodapé, indicado quem participou da elaboração do artigo.

59 comentários:

geografando disse...

Caso se inscreva um trabalho como autor e outro como co-autor estes 2 trabalhos devem pertencer ao mesmo eixo do ENG, pois assim, esta pessoa poderá participar da discussão de ambos os trabalhos.

zerouno_2 disse...

Como posso escrever um resumo com 6000 caracteres, incluindo comentários sobre objetivos, metodologia e resultados preliminares núm único texto, ainda mais sem parágrafo? É necessário a utilização de palavras-chaves? Da forma como está escrito, parece um resumo EXPANDIDO...

Paulo disse...

Por favor: como enviar, na prática, o resumo. Por e-mail? Qual?

geografando disse...

Depoisq ue efetuares a inscrição, na página do evento, poderás visualizar como descarregar o teu resumo. A previsão é de que segunda-feira todos os transtornos com as inscrições estejam resolvidas. O que aconteceu é que o Banco trocou o sistema de geração de boletos...
Não haverá envio de trabalho por email

Sofiabono disse...

qual a previsão da resolução do local na rede para enviarmos nossos trabalhos.

Daniel disse...

Olá...Alguém poderia enviar o link em que se faz a inscrição? No site do encontro não encontrei esta opção.

abçs.

geografando disse...

Bom, o problema bancário ainda não está resolvido, o pessoal tem trabalhado bastante para resolver. Logo o link estará ativo.

Sofiabono disse...

O ordem de nossa inscrição é assim? ao mesmo tempo que fisermos a nossa inscrição enviamos também o resumo, para depois recebermos o o boleto bancario do banco para pagar, é isso?

geografando disse...

Oi,

as inscrições já estão disponíveis. Depois que tu fizeres a inscrição teu boleto será gerado.

Flávio Palhano Fernandes disse...

olá ao pessoal da organi~zação do ENG.
Venho sugerir a organização que disponibilize uma pequena lista de hotéis e uma descrição do local (ou site) próximos ao campus da UFRGS onde será realizado o evento. Vi na internet algumas opções mais estou na dúvida sobre a extensão do centro de POA e das distÂncias para deslocamento. Valeu abraço Flávio Vitória - ES

geografando disse...

Qualquer hotel do centro fica próximo ao campus da UFRGS, sendo possível chegar através de uma caminhada. Outros bairros também próximos são, por exemplo: Cidade Baixa, Bom Fim, Farroupilha, Independência.

É possível no site da EPTC - Empresa Pública de Transporte Coletivo - verificar rotas e horários de ônibus e lotações através das ruas desejadas.
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/eptc/default.php?p_secao=158

Já os hotéis estão em:
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/turismo/default.php?p_secao=303

Gustavo disse...

existe um limite de páginas para o artigo?

Lara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lara disse...

Oi, sou estudante de geografia da UFSM e estou interessada em me inscrever para participar. Entendi que as inscrições para estudante é apenas 50 reais. Porém isso vale só para as inscrições de rabalhos, quem quiser apenas participar como ouvinte paga também 50 reais? Ou só pode participar se tiver algum trabalho?

Obrigada.

geografando disse...

As inscrições no evento independem de inscrição de trabalhos. Podes apenas participar das atividades, o que inclui a participação como ouvinte nos EDPs. Sim, a inscrição, até a primeira data é R$50,00, para os sócios da AGB. Se ainda não fores sócia da AGB, procure uma seção local, no caso da Lara é a AGB PA, procure como associar-se em www.agbpa.com.br

geografando disse...

Gustavo

Trabalho completo:
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, entre linhas 1,5 linha, Máximo 10 páginas. Margem superior e inferior 2,5cm, direita e esquerda 3,0cm.

geografando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anderson Belem disse...

Na inscrição do evento pelo site pede no final o resumo. Mas eu vou apresentar um trabalho completo, e como ta explicado no blog e no site, para trabalhos completos não precisa de resumo. Como inscrever o trabalho completo, então? Para onde enviar o trabalho completo? podemos utilizar mapas e cartas coloridas (pensando nos anais)???

obrigado

geografando disse...

Anderson:

Aqueles que pretendem apresentar um trabalho completo nos EDPs devem, obrigatoriamente, inscrever os resumos. O que há é a possibilidade de inscrição no evento sem a inscrição de resumos, mas estes não pretendem apresentar trabalhos, e participarão apenas como ouvinte.
Podes apresentar mapas e gráficos coloridos, pois os anias não serão impressos.

Henrique disse...

Olá,

Estou com a seguinte duvida. Gostaria de apresentar um trabalho, caso o mesmo não seja aceito ficaria inviavel a minha ida ao encontro, por isso preciso saber se eu posso fazer a inscrição, enviar o meu resumo e aguardar a aprovação no dia 2/4/10 para pagar o boleto!
Desde já, obrigado pela atenção.

geografando disse...

Henrique,

No ENG não há negação de trabalhos, como já explicado anteriormente, é uma postura política. Teu resumo passará pela avaliação da comissão científica e receberá sugestões e críticas. Esta comissão é formada por quase 2 centenas de geógrafos de todo o Brasil, distribuidos nos 5 eixos temáticos do ENG, participam por possuírem ghrande conhecimento em cada área. Se pagares após o dia 28 o valor da inscrção aumentará, o que acho que dificultará ainda mais a tua vinda.

Sofiabono disse...

É CONTRADITÓRIO QUANDO SE QUER DISCUTIT DE FORMA PLURAL O ENG, DISCLIMINAR O QUE É PROFESSOR O QUE NÃO É!MESMO NÃO PODENDO COLOCAR A TITULAÇÃO NO RESUMO E NO TRABALHO COMPLETO DO PARTICIPANTE.MAS,SUTILMENTE ESTA NA FICHA DE INSCRIÇÃO EM QUE SOMOS OBRIGADO A COLOCAR, "QUANDO OPITAMOS" NA FORMA DE PAGAMENTO DA INCRIÇÃO. HORA, NA FORMA DE PAGAMENTO SE DISCLIMINA O QUE É PROFESSOR E O QUE NÃO É, E, SOMOS OBRIGADO APREENCHER, SE NÃO O NOSSO BOLETO NÃO SAI. ISSO, NA NOSSA OPINIÃO, É DE MÁ-FÉ! POIS SURGERE DE ANTE MÃO SEPARÁ O QUE PROFESSOR É O QUE NÃO É NO EVENTO. É CRUEL PARA COM OS ALUNOS, QUE JÁ É DESRESPEITADO NAS INSTITUIÇÕES. POR FAVOR MUDA ESSA FORMA DE INSCRIÇÃO, FICA MUITO FEIO PARA O EVENTO!

ESPERAMOS RESPOSTA

Sofiabono disse...

Como estaremos seguros de que o nosso resumo e artigo, foi enviado, se não temos um comprovante de envio na hora do envio. Porque, para quém enviar resumo, somos obrigados a pagar nossas incrições ante de 29/03? sem optar para pagar na outra data, mesmo sendo mais caro?

geografando disse...

Cara Sofia,

as categorias elencadas na inscrição apenas respeitam aquelas estabelecidas no estatuto da AGB, que diz que os estudantes, por exemplo, pagam 50% do valor em qualquer atividade da AGB. Esta diferenciação não se dá em qualquer momento do evento e não restringe a participação ou futuras proposições de qualquer categoria.
Receberás, após o período de inscrição de resumos, um email individual confirmando o recebimento do trabalho. Caso haja algum problema, através do diálogo, provavelmente o solucionaremos.

geografando disse...

Complementando: Essas categorias, para esse ENG, também foram deliberadas em RGC.

mari disse...

Olá preciso saber como faço o resumo, se é necessário destacar Introdução, objetivos, metodoligia ou é só deixar isso claro no texto?

BONO disse...

Eu não sei qual é o problema;mas toda vez que envio mensagem pelo site do evento, o mesmo retorna para o meu e mail. Eu não consigo me comunicar com vocês, para saber porque eu não recebir a confirmação do meu envio de resumo.Na área de inscrição, eu prenchir com os meus dados, e inserir o resumo, e depois imprimir o meu boleto. O resumo que enviei, é esse mesmo o modo?

BONO disse...

Podemos modificar todos os dados da nossa inscrição, inclusivo o resumo?

BONO disse...

Mas se for afirmativo, eu entro na minha ficha, mas não consigo modificá-la , e outras palavras o íter de salvar fica apagado.

????? disse...

PESSOAl da organização
não tah clara a explicação.
O autor pode se inscrever em 2 EDP ao mesmo tempo? e assim apresentar 2 trabalho, sendo ele co-autor em um?

Priscilla Régia disse...

Gostaria de saber se para enviar o trabalho completo eu somente preciso fazer o resumo que é pedido na ficha de inscrição, ou se preciso enviar o resumo de 6.000caracteres e depois o trabalho compelto.

geografando disse...

- Podes inscrever apenas um trabalho, caso queiras.

- Tens de enviar o resumo, que deve ser colado no formulário na área de inscrição do evento. O formulário aceita até 2 mil palavras (o novo folder de divulgação deve sair com esta correção).

- O trabalho completo deve ser enviado em outro momento. Agora é a vez do resumo.

- A confirmação do envio do trabalho se dará mediante o recebimento de emails individuais (os que foram cadastrados na ficha de inscrição) após o término do período de inscrição.

- BONO: aparentemente o procedimento que realizaste é o correto.

Danilo disse...

Quero saber como faço para increver um trabalho no evento.....e se meu trabalho não for aceito,o pagamento que foi feito é devolvido ou eu recebo um certificado de participacao no evento?

geografando disse...

Felipe, leia algumas respostas anteriores, que referem-se aos aceites de trabalhos no ENG. O valor da inscrição não é devolvido.

Danilo disse...

sim,mas se meu trabalho não for aceito eu ainda posso participar do evento com essa inscrição?recebo certificado?se não aceitarem automaticamente minha inscrição de trabalho passa a ser inscrição no evento?

geografando disse...

Danilo,
vou reproduzir uma resposta anteriror, neste mesmo tópico:

No ENG não há negação de trabalhos, como já explicado anteriormente, é uma postura política. Teu resumo passará pela avaliação da comissão científica e receberá sugestões e críticas. Esta comissão é formada por quase 2 centenas de geógrafos de todo o Brasil, distribuidos nos 5 eixos temáticos do ENG, participam por possuírem grande conhecimento em cada área.

Para enviar um trabalhos deves obrigatoriamente te inscrever antes no evento, pois somente assim serás remetido para o formulário para o resumo.

Vinicius disse...

Olá pessoal da organização. Meu nome é Vinicius e sou aluno do IFSP. Eu e mais dois amigos gostaráimos de escrever um artigo e participar das discussões do encontro. No entanto, eu não entendi se podemos todos enviar o mesmo trabalho ou se é necessário que cada um escreva um individual. A segunda coisa que gostaria de perguntar é quanto tempo de apresentação teríamos. Por fim, se for aceito um trabalho escrito por nós três, como devo proceder na hora de efetuar a inscrinção?

Grato pela atenção.

geografando disse...

Os 3 podem inscrever este trabalho, devendo escolher aqueles que seriam o autor, e os co-autores. O autor enviaria o resumo a partir da área de inscrição do site.
Cada sala de EDP tem liberdade para escolher como se darão as apresentações. Porém, vale lembrar, que um EDP não é somente uma apresentação de trabalho. Este se baseia no diálogo, na troca de experiências, projetos, relatos.

Sulivan Dantas disse...

O co-autor pode apresentar o trabalho no lugar do autor??

Obrigado

geografando disse...

Sulivan,

Sim, pode. Porém o co-autor também, nesse caso, deverá estar inscrito no evento. Para que o trabalho seja publicado é necessário participar, de no minimo, 3 dos 4 dias de EDPs.
Uma dúvida sobre a tua pergunta: quem enviará no formulário o resumo, te explico: o autor, ao descarregar o resumo, não precisa colocar seu nome, pois está no formulário, deve apenas adicionar o nome do co-autor.

CRISTIANE disse...

Gostaria de saber se pra mandar um trabalho é necessária a minha presença ou posso estar ausente.

William Rocha disse...

Cristiane, Tanto a entrega do certificado de apresentação quanto a publicação dos trabalhos somente acontecerão mediante a 75% de presença no espaço do EDP

J.Bernardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
suelen cristine disse...

Gostaria de saber se em trabalhos com mais de um autor todos devem estar inscritos no evento ou não é necessário?

Sabrina =) disse...

Gostaria de saber se posso enviar um trabalho com mais de um autor? Como devo proceder? Cada um faz sua inscrição individualmente e anexa o mesmo resumo, não especificando nenhum co-autor?!

Obrigada.

geografando disse...

Suelen,

Quem enviar o trabalho obrigatoriamente deverá estar inscrito.

Sabrina,
aquele que increver o trabalho aparecerá como autor. Os demais deverão ser inscritos como co-autor. Há, no formulário, uma caixa de texto específica para os co-autores. Ao lado de cada nome coloque instituição e email dos co-autores.

Juliana disse...

Eu preciso de ajuda. A minha inscrição foi errada e não há como alterar. Devo fazer outra inscrição? O meu resumo não foi completo.

Eu preciso da resposta o mais rápido possível.

Saudações Geográficas!

Obrigada.

(Postei em outro lugar a mesma dúvida para que pelo menos uma das duas sejam respondidas)

~*Luana Medeiros Weyl: disse...

Queria saber se ainda dá tempo de enviar resumos de trabalhos.
Obrigada

geografando disse...

Luana, o prazo acaba domingo, dia 18.

Juliana,existe um post sobre as alterações das inscrições. Tenta seguir aquelas instruções, se não conseguir avisa de novo.

Leandro Cavalcante disse...

Olá, o caso é o seguinte, sou co-autor de um trabalho, porém não poderei ir ao evento. Como fica o meu caso? Meu nome vai ser excluido no certificado de apresentação, mesmo o autor apresentado nosso trabalho? Poderei só fazer a inscrição e não ir ao encontro?

Obrigado, Leandro.

geografando disse...

Leandro,

se o autor participar com 75% de frequencia nos EDPs o trabalho será publicado e constará no certificado (que sai um por trabalho).

Olavo disse...

teve alguns amigos meus que mandaram o resumo dia 19 na parte de manhá pois o site aceitou sem nenhum problema, vai se aceite!

geografando disse...

Pessoal, devido ao enorme número de inscrições o formulário ficou no ar até o dia 19. Os que chegaram até essa data serão aceitos. Recebemos mais de 3000 trabalhos, sendo que uns 1500 somente entre os dias 17 e 19.

Anônimo disse...

olá;
No envio do resumo anexei no campo reservado para o trabalho completo;
o que faço agora para, como enviarei o trabalho completo?/
aguardo informações;

atenciosamente

Milena disse...

Geografando...estou construindo meu artigo completo e frequentemente visito a pagina do eng e até agora não recebi as considerações do avaliador..gostaria d ter acesso ao msm antes d finalizar o artigo completo.

grata,
aguardo resposta
Milena Melo

Anônimo disse...

como faço para enviar o meu trabalho completo para o ENG? me refiro como fazer para postar o meu trabalho completo já que se aproxima o prazo final?

John jairo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John jairo disse...

OI, eu foi aceito para apresentar trabalho no EDP, o trabalho foi feito no espanhol, quero saber se eu posso enviar o relatorio final no espanhol?

MARCELO AUGUSTO ROCHA disse...

Ola Geografando e Cia, esta chegando a hora, hehehe, não vejo a hora!!!

Gostaria de tirar uma duvida em relação a um boato que ouvi por aqui, dizendo que não vamos poder contar com recursos audio visuais, como datashow e tal na hora da apresentação, isto procede?