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Os trabalhos acontecerão em duas modalidades:
Saídas curtas - 26/07 à tarde
Saídas longas - 31/07 dia todo com possibilidade de extensão conforme propostas.
Sugerimos alguns indicativos guias para as saídas (entradas) de campo e para o público interessado.
PROPOSTA DE SAÍDAS (ENTRADAS) A CAMPO
O trabalho de campo sempre foi importante na Geografia. Aliás, o estudo empírico, as análises espaciais, os desenhos cartográficos, os debates sobre as epistemes, só puderam ser sistematizados enquanto Geografia devido à intensa relação do geógrafo com o espaço. Uma relação que necessariamente passa pelos sentidos humanos e pela confrontação com o local, com a paisagem.
O trabalho de campo, hoje, vem sendo reivindicado como uma forma de inserção do geógrafo na sociedade, e não apenas como inserção da sociedade nas análises monográficas do mesmo. Muitas universidades têm dado as costas para o trabalho de campo como elemento formador do geógrafo. A limitação dos campos (em distância da universidade e em número dentro das disciplinas) é uma forma de estancar o desenvolvimento da Geografia. Soma-se a isto o fato de alguns trabalhos de campo não passarem de saídas ao zoológico ou seja, para além do roteiro acadêmico, não há estímulo ao diálogo e ao trabalho comprometido do geógrafo com a comunidade, com o ambiente de estudo.
A partir desta leitura crítica sobre os trabalhos de campo na Geografia, o XVI Encontro Nacional de Geógrafos lança a proposta das saídas (entradas) a campo, tanto como um momento de construção do ENG, tanto como uma forma de promover a inserção da Geografia junto à sociedade e aos meios sociais. Para isto sugerimos que os proponentes das saídas (entradas) adotem a seguinte estrutura em suas propostas:
Nome (caracterização) da atividade de campo:
Exs.: Saída curta: Deriva pelas ilhas do Delta do Jacuí.
Saída longa: Parque Nacional dos Aparados da Serra: conflitos e sócio-biodiversidade.
Proponentes:
Exs.: Núcleo de Estudos Geografia e Ambiente - UFRGS.
Prof. Dr Nelson Rego - Depto. De Geografia - UFRGS.
Descrição sobre o(s) local(is) da saída (entrada):
Exs.: Delta do Jacuí “ resultado da convergência dos Rios dos Sinos, Jacuí, Caí e Gravataí para o Lago Guaíba. Abriga moradias irregulares de catadores, classe média alta, provenientes de Porto Alegre ou não, etc....
“Parque Nacional dos Aparados da Serra: Unidade de Conservação que abriga o Canyon do Itaimbézinho, uma formação geomorfológica resultante etc....
Objetivo:
Exs: Fazer um reconhecimento deste delta interior, que é um dos poucos do mundo, através do contato com a população e a realização de uma oficina com os catadores. Realizar uma oficina de fotografia, etc....
Promover um debate com os moradores do interior e do entorno do Parque Nacional dos Aparados da Serra, sobre sua situação fundiária, além de observar elementos marcantes da paisagem que conformam sua identidade territorial etc....
Roteiro e local da saída (entrada) de campo: Qual o local de partida, os locais em que se passará e pontos de parada até o(s) ponto(s) de destino. Se for viável, a utilização de um mapa (ou imagem) com o roteiro, para que seja entregue aos participantes.
Forma de deslocamento: Ex: ônibus de linha, a pé, ônibus da UFRGS, ônibus da UFPel, ônibus locado pela organização do ENG, etc.
Hora, dia e tempo de duração da saída (entrada): 8h, 14h,...; dia 25, dia 31. Retorno às 18:00hs. Duração de 2 dias, etc.
Informações Pertinentes: Ex: Levar tênis, ir de chinelo, usar chapéu, levar água, não estar cansado, será realizada caminhadas pelo local da saída (entrada),..; será necessária a contribuição de 0,40 centavos para o almoço no local, etc.
Atividades propostas: Ex: oficina de teatro, oficina de construção de mapas mentais, construção de uma estufa, debate com gestores, conversa com moradores, construção de um perfil geoecológico, etc.
Material necessário: Ex: pá, mudas de araucária, alguns quilos de arroz (para almoço no local), máquina fotográfica, caderneta de campo, cartas topográficas, GPS, etc.
Sugestões Teóricas: Algumas bibliografias, informações sobre legislações, trabalhos realizados sobre a proposta da saída, folders e outros materiais de divulgação, etc.
Observações:
Sugerimos que as propostas de saída de campo tenham como motivação os seguintes questionamentos:
O que entendemos como trabalho de campo?
Para que serve o trabalho de campo na Geografia e na formação do geógrafo?
Quais são as metodologias existentes e ou abordadas?
Como e em quais condições deve ser realizado o trabalho de campo?
O que ele deve produzir?
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