Convite à monitoria do XVI ENG.

14 maio 2010

Entre os dias 25 de julho a 31 de julho de 2010 ocorrerá o XVI Encontro Nacional de Geógrafos, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. É com imenso prazer que a Associação dos Geógrafos Brasileiros, através da Seção Local Porto Alegre, convida todos e todas para participação ativa no ENG. O tema deste ENG será “Crise, Práxis e Autonomia: Espaços de Resistência e de Esperança”.
Acreditamos que a participação no encontro não pode ser uma participação fragmentada, acreditamos que o papel do monitor é tão importante quanto a participação dos conferencistas. Por isso, o convite à monitoria está aberto a todos agebeanos, de todas as seções locais, professores, doutores, bacharéis, estudantes da graduação e da pós-graduação que acreditam que a participação no encontro vai além do papel de espectador, que acreditem que podemos construir um encontro nosso, conjuntamente. Vale ressaltar que acreditamos que a participação não pode ser fragmentada tanto no encontro “pronto”, como na construção do Encontro e da AGB.
Assim, o convite para fazer parte da Monitoria no XVI ENG está feito. A tarefa principal é contribuir para que o encontro funcione de forma orgânica, sem que os monitores se transformem em funcionários que acabam precisando abrir mão de participar das atividades do ENG para que isso ocorra. Achamos que um outro tipo de Monitoria é possível.
As atividades necessárias são: viabilizar a programação do encontro (abrindo as salas, checando se existe material de apoio para apresentação, conversando com os debatedores, etc), auxiliar na estrutura de cada evento (verificar se há água e café para os participantes, ter informações sobre horários) e buscar informações pertinentes para sanar problemas dos participantes.O Monitor fará parte do encontro numa espécie de Brigada, em que todos se colocam à disposição para ajudar e para discutir o que pode e deve ser feito.
Escolherá sua participação nas atividades, prioritariamente, por seu gosto pessoal e desejo acadêmico. Ou seja, é o próprio Monitor quem escolherá a atividade em que irá ajudar. E durante a realização dessas atividades o Monitor terá total liberdade para assistir ao debate, fazer suas anotações e perguntas, como qualquer outro encontrista. Ele só terá de se deslocar daquele local caso ocorra algo que esteja prejudicando a realização daquela atividade.
Infelizmente a identificação se faz necessária (ainda por definir), mesmo que alguns participantes enxerguem os Monitores como empregados da organização do encontro, o que esperamos que não se realize, pois a relação não é de consumo. Também terão garantidas suas refeições nos dias em que participarem como Monitores das atividades – a intenção é ter um grupo grande de Monitores e, por conta disso, nem todos precisarão exercer a função em todos os dias do encontro, muito pelo contrário.
Não será oferecida isenção na inscrição dos Monitores, pois não é uma relação de troca que queremos. Também não vamos terceirizar a organização. A intenção é simplesmente encontrar um grupo grande de pessoas que se sintam à vontade para ajudar na construção do ENG, sem que elas tenham de receber algo em troca – nem sejam cobradas depois por isso, como se prestassem um serviço.
Para que tudo isso dê certo, é muito importante uma organização prévia e muitas conversas antes da realização do ENG. Também serão feitos um calendário de atividades e uma divisão prévia por gostos pessoais da atividade em que cada um irá ajudar. Para isso, formamos uma pequena comissão de monitoria, a partir da Seção Porto Alegre, para poder sistematizar melhor nossas demandas. Não idealizamos o melhor encontro do mundo, mas sim o melhor encontro possível, desde que as pessoas se sintam parte do encontro, responsáveis por ele, e, ao mesmo tempo e por causa disso, queiram aproveitar ao máximo as atividades que estão sendo realizadas. Acreditamos que é uma relação de responsabilidade e até paixão por aquilo que fazemos. E aí, com certeza, será o melhor encontro do mundo!
Para informações: monitoria-eng2010@agb.org.br
Para entrar no Yahoo Grupos: monitoria_eng_2010-subscribe@yahoogrupos.com.br

Comissão de monitoria
AGB – Seção Porto Alegre

9 comentários:

joene disse...

queremos saber como fazer nossa inscrição pra sermos monitoras.
gratas.

estagiárias AGB - seção local Uberlãndia.

geografando disse...

Olá,

envie email para a lista da monitoria, o endereço está no final do texto.

joene disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
joene disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
joene disse...

oi!
o e-mail é monitoria-eng2010@agb.org.br ??Bom, é que já enviamos nossos nomes completos e e-mails para contato e não obtivemos resposta.

joene disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
geografando disse...

joene,

este é o email correto, por favor aguarde, a colega responsável por responder este email está na RGC. Segunda ela reinicia a responder.

joene disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
joene disse...
Este comentário foi removido pelo autor.